Líder do CNJ assina memorandos com instituições de ensino e escolas de condução para bolsas de estudo

Compartilhe

O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) firmou na quinta-feira, 19, acordos com sete instituições de ensino superior e três escolas de condução, onde foram disponibilizadas bolsas de estudo para os jovens angolanos.

Pelo CNJ, o memorando foi assinado pelo líder da organização, Isaías Kalunga, cumpriu jornada de trabalho nas províncias de Luanda e Icolo e Bengo, angariando deste modo quatro mil bolsas de estudo e três mil bolsas de formação para condutores auto profissionais.

Na Casa da Juventude de Viana, o presidente do Conselho Nacional de Juventude assinou um memorando com três Escolas de Condução, dentre as quais, Ditrov, Chelsea e ICSN, com o objectivo de fomentar o auto-emprego e a auto-sustentabilidade dos jovens.

Durante a sua intervenção, Isaías Kalunga agradeceu os directores das escolas de condução, que atenderam ao chamado patriótico do CNJ.

Segundo Isaías Kalunga trata-se de um passaporte esperançoso para a juventude, sendo que três mil jovens vão poder tirar a sua carta de condução mediante umas bolsas comparticipadas e a custo zero.

Já os representantes das Escolas de Condução, louvaram a iniciativa do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e garantiram tudo fazer para o sucesso do memorando.

À saída do encontro, o director geral da Escola de Condução Shelsia, Hermelindo  Escórcio, disse que com a assinatura do memorando, muitos dos jovens vulneráveis poderão beneficiar de bolsas de estudo para a obtenção da carta de condução.

Dimitrov Paulo, director da Escola Ditrov, outra instituição que abraçou a solicitação do CNJ, sustentou que a Ditrov sempre abraçou causas sociais e assegura a disponibilização de mais de quinhentas vagas.

Por sua vez, o director do I.C.S.N, Ivo Neto, ressaltou que o memorando prevê as bolsas comparticipadas e a custo zero, sendo que a sua instituição tem disponíveis mais de 500 vagas.

Entretanto, a jornada do líder do CNJ seguiu para à província do Icolo e Bengo, onde quatro instituições de ensino superior, nomeadamente o Instituto Superior Crescente, Instituto Superior Deolinda Rodrigues, Instituto Superior Nelson Mandela e o Instituto Superior Bita.

As escolas do ensino superior, assinaram memorandos com o Conselho Nacional de Juventude, para disponibilização de bolsas de estudo, sendo 1000 por instituição de ensino, para o ano académico 2025/2026.

De acordo com o CNJ, a medida visa apoiar os esforços do Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço “no domínio da formação do qual tem apostado fielmente”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply