Líder da JURA encoraja juventude a lutar contra injustiças da má governação

Compartilhe

Com os olhos virados à situação económica do país e a falta de oportunidade de trabalho para a juventude, o secretário-geral da JURA, Nelito Ekuikui exaltou os jovens do seu partido a lutar contra alegados maus actos da governação angolana, suportada pelo MPLA.

Sebastião Numa

O secretário-geral da Juventude Unida e Revolucionária de Angola (JURA), braço juvenil da UNITA, disse que a sua organização aposta na melhoria das condições de vida da massa juvenil do país.

Na sua intervenção no acto de abertura das festividades do 18 de Julho, data do aniversário da JURA, Nelito Ekuikui, afirmou que “inovar e mobilizar é a tarefa principal rumo às eleições autárquicas”.

A UNITA deu pontapé de saída para abertura das celebrações em alusão a data da fundação da JURA, em homenagem ao seu patrono David Jonatan Chingunji “Samuimbila”.

Nelito Ekuikui considera ser uma data não apenas memorável, mas impõe reflexões sobre a vida da juventude angolana, bem como da população em geral, tendo salientando que “as estatísticas apontam que, seis em cada jovem são desempregados, bem como determina o nível de inserção na escola”.

Segundo o secretário-geral da JURA, a taxa de analfabetismo em Angola entre os jovens é muito alta, e considera ser a razão de chamar a juventude do partido  a lutar pela sua pátria, apelando ao mesmo tempo aos jovens a aproveitar na diversidade, realizar os seus anseios, pois entende que “não há victória sem sacrifício para construção  de uma Angola melhor”.

Diante dos membros da direcção do seu partido, no complexo Sovsmo, no município de Viana, em Luanda, Nelito Ekuikui, disse que esta franja da sociedade enfrenta desafios colossais como a pobreza, o desemprego e a falta de oportunidades na defesa da liberdade justiça social e democracia, sendo a bandeira de luta da sua organização desde a sua existência como movimento de libertação nacional.

Lembrou que a juventude da UNITA, “herdeira de uma luta nobre”, cada um de si tem o lado significativo de seu poder para a mudança.

De lembrar que JURA foi fundada no dia 28 de outubro de 1974 na localidade de Úria, na província do Moxico, pelo fundador e então líder da UNITA, Jonas Savimbi, sob pretexto de garantir a manutenção do partido, de modo a manter o projecto funcional de forma duradoura, proporcionando mais experiência aos jovens, tornando-os mais resilientes na luta sobre a invasão Russo Cubana.

A JURA tem como data comemorativa o dia 18 de Julho, registada como dia nacional da Juventude Unida e Revolucionária de Angola, em homenagem ao então jovem comandante Samwimbila, que morreu neste dia, no ano de 1970, supostamente em combate contra tropas portuguesas.

O líder da JURA adiantou que as celebrações são marcadas com várias actividades desportivas, culturais, bem como doação de sangue em algumas unidades sanitárias do país. O acto central será realizado na província do Kuando-Kubango, no dia 18 deste mês.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply