Jovens protestam contra morosidade na entrega dos apartamentos da Centralidade “Vida Pacifica”

Compartilhe

Um grupo de jovens, de diferentes extratos sociais, beneficiários de habitações na Centralidade “Vida Pacífica”, realizaram nesta segunda-feira, 21, manifestação, defronte aos edifícios, para pressionar a disponibilização dos referidos imóveis, um ano depois de terem assinado contrato-promessa com o Instituto Nacional de Habitação.

São no total mil e 120 apartamentos disponibilizados, em 2019 pelo Estado à juventude, sob mediação do Conselho Nacional da Juventude (CNJ).

Com contratos em mãos há mais de um ano, os promitentes compradores, vêem-se impedidos de aceder aos apartamentos, pelo facto dos mesmos estarem a espera a vários meses de obras de reabilitação.

O governo, através do ministro das obras públicas e ordenamento do território, Manuel Tavares de Almeida, assegurou recentemente em declarações à imprensa, em Luanda, a entrega faseada das residências enquanto estiver a decorrer a reabilitação no prazo de oito meses.

Paradoxalmente aos pronunciamentos do ministro, a Centralidade “Vida Pacífica” recebe diariamente novos inquilinos, sendo alguns dos quais, funcionários da PGR alojados no âmbito do mesmo processo,  na zona II, Bloco IX, tipologia T-3.

O tratamento desigual está a inflamar a ira dos jovens beneficiários, que acusam o ministro Tavares de retardar a entrega das casas com fins inconfessos.

Indignados, os jovens que tencionam receber as suas moradias nas condições em que elas se encontram, convocam protestos ininterruptos, sendo que o primeiro deles está agendado para amanhã, na “Vida Pacífica”, do qual se seguirão outros defronte as instalações do Ministério das Obras Públicas, Construção e Ordenamento do Território.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply