Joe Biden derrota Donald Trump e torna-se no 46º Presidente dos Estados Unidos
O candidato democrata, Joe Biden ultrapassou os 270 votos necessários para vencer as eleições e tornou-se o 46º Presidente dos Estados Unidos de América (EUA).
A notícia está a multiplicar-se nos meios de comunicação norte-americanos: Joe Biden conquistou a Pensilvânia e está em situação de ser declarado como vencedor das eleições presidenciais nos Estados Unidos.
O agora presidente-eleito assumiu o triunfo no twitter.
Poucas horas antes, Joe Biden, num discurso proferido no Delaware, tinha voltado a demonstrar confiança na vitória:
“Vamos vencer esta corrida com uma clara maioria da nação a apoiar-nos. Conseguimos mais de 74 milhões de votos. Vou repetir: 74 milhões de votos, mais do que alguma candidatura presidencial obteve na história dos Estados Unidos da América.
Queremos que todos, friso todos, saibam que no primeiro dia colocaremos em ação um plano para controlar este vírus. Não podemos salvar nenhuma das vidas perdidas, nenhuma das que foram perdidas, mas podemos salvar muitas nos próximos meses.
É hora de nos unirmos como uma nação para sarar feridas. Não vai ser fácil mas temos de tentar. A minha responsabilidade, enquanto presidente, será representar toda a nação. E quero que saibam que vou trabalhar afincadamente por aqueles que votaram contra mim da mesma forma que trabalharei para os que votaram em mim. Essa é a minha missão”.
Enquanto isso, Donald Trump publicou um tweet a afirmar que tinha ganho por uma larga margem.
Estas foram das eleições mais disputadas dos EUA e registaram uma das mais baixas taxas de abstenção da história recente das eleições presidenciais no país. O democrata Joe Biden conquistou mesmo mais votos que os anteriores candidatos democratas, Barack Obama e Hillary Clinton.