Instituto Angolano da Juventude sensibiliza jovens contra crimes relacionados ao tráfico de seres humanos no país
Em alusão à celebração dos 50 anos da Independência Nacional, o Instituto Angolano da Juventude (IAJ), em parceria com a Direcção Nacional da Justiça e dos Direitos Humanos, afecto ao Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos (MINJUSDH), promoveu nesta quarta-feira, 13, município do Catete, província do Icolo e Bengo, um workshop sobre o combate ao tráfico de seres humanos no seio da juventude.
O encontro, que decorreu no Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, abordou o tema: “factores, causas e perfil das vítimas”, com objectivo de alertar, informar e mobilizar os jovens contra esta prática ilícita, no âmbito do Programa de Orientação Social da Juventude Angolana (POSJA).
O vice-governador do Icolo e Bengo para a Área Política, Social e Económica, Agostinho António Pedro, afirmou que a realização do evento na província permitiu conhecer a realidade local e apresentar as diferentes formas de prevenção e combate ao tráfico de pessoas, promovendo a interação entre organizações da sociedade civil e órgãos de justiça e do interior.

Segundo o governante, o trabalho de combate a este crime continuará, em conformidade com o Plano Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas.
No encerramento, o director do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), Joaquim Costa Caiombo, salientou a importância de sensibilizar a juventude angolana para os crimes relacionados com o tráfico de seres humanos, cuja incidência cresce em todo o mundo, incluindo Angola.
Ressaltou que, com a expansão da Internet, estas práticas ilícitas têm-se intensificado, sobretudo através de plataformas e sites cibernéticos, reafirmando o compromisso do IAJ em despertar a consciência juvenil com o apoio de peritos na matéria.

