Igreja Peniel celebra culto dos 50 anos da Independência Nacional com apelo à reconstrução do templo demolido pelas autoridades
Ouvir:
A Igreja Evangélica Peniel “Cidade de David”, celebrou no domingo, 29 de Dezembro de 2024, no Futungo de Belas, em Luanda, um culto de acção de graças, para assinalar de forma antecipada, os 50 anos da Independência Nacional.
Falando aos órgãos de comunicação social, o pastor Alexandre Castro, membro do Comité Integral da Igreja (CII), aproveitou a ocasião para apelar ao Governo Provincial de Luanda (GPL), na pessoa do seu titular, Manuel Luís da Fonseca Nunes, para a reconstrução do templo, que foi destruído em Agosto deste ano.
O templo da Igreja Evangélica Peniel “Cidade de David”, foi demolida na zona do Camama, no Distrito Urbano da Cidade Universitária, no município do Talatona, por uma força conjunta constituída por efectivos da Polícia Nacional (PN), Forças Armadas Angolanas (FAA), Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) e Fiscais da Administração Municipal do Talatona.
O membro do Comité Integral da Igreja (CII), pastor Alexandre Castro manifestou o profundo descontentamento pela destruição do templo.
“A estrutura já estava erguida, pronta para acolher os nossos cultos. Fomos surpreendidos com a presença da polícia e dos bombeiros que, sem aviso prévio, demoliram o edifício. Alegaram tratar-se de uma construção ilegal, mas a administração local tinha conhecimento do projecto desde o início”, lamentou.
A comunidade religiosa interpôs uma providência cautelar junto das autoridades, mas até ao momento, segundo Alexandre Castro, não obteve qualquer resposta.
A dor pela perda do espaço físico foi um dos pontos mais mencionados pelos fiéis, como sublinhou Jossia de Castro, um dos membros da igreja. “O nosso pastor fez tanto sacrifício para erguer aquele templo. Era um local que libertava pessoas das drogas, da delinquência, e agora congregamos em condições precárias”.
O apelo à intervenção do governo para reconstruir o templo demolido ecoou como o grito de uma comunidade ferida mas resiliente, que espera que 2025 traga respostas e um espaço digno para continuar a sua missão.
Durante a cerimónia, foram também outorgados diplomas a 20 fiéis, simbolizando a dedicação da instituição em formar líderes capacitados para expandir a sua missão espiritual e social.
Apesar das adversidades, a cerimónia de outorga dos diplomas a 20 membros foi marcada por momentos de esperança.
O líder da Igreja Evangélica Peniel “Cidade de Davida”, O pastor João Pedro Ngoi destacou a importância da formação teológica intensiva de seis meses para capacitar pregadores auxiliares a levar a mensagem de Deus às comunidades.
“Estes formados são a prova de que, mesmo em tempos difíceis, continuamos comprometidos com a nossa missão espiritual e social, ajudando os mais necessitados”, disse, o responsável máximo, que aproveitou a ocasião para desejar às famílias angolanas “festas felizes e próspero ano novo”.
João Pedro Ngoi exortou o espírito de solidariedade e amor ao próximo, com vista uma transição pacífica para o ano novo de 2025.
Entretanto, entre os graduados, Antonina Juliana não escondeu a emoção de receber o certificado. “Esperei por este momento com grande expectativa. Apesar das dificuldades, vou usar este conhecimento para ajudar os necessitados e apoiar a igreja na sua missão de salvar almas”, declarou.
A Igreja Evangélica Peniel, reconhecida desde 1999, tem desempenhado um papel relevante na sociedade, promovendo acções sociais como visitas a orfanatos e lares de idosos, e oferecendo formação teológica aos seus membros.
Ouvir: