HOSPITAL SANATÓRIO DE LUANDA CONTROLA MAIS DE SEIS MIL DOENTES COM TUBERCULOSE
O Director-Geral do Hospital Sanatório de Luanda, Rodrigues Leonardo, revelou que a unidade sanitária controla mais de 6 mil doentes acometidas de tuberculose, bronquite asmática, câncer do pulmão, entre outras patologias.
Texto de Gonçalves Vieira
Em declarações à Rádio Angola, Rodrigues Leonardo que falava à margem de uma visita de constatação que uma delegação de deputados do Grupo Parlamentar da UNITA efectuou na última semana, entende que o combate à tuberculose é um problema transversal que não se limita apenas na reestruturação da unidade sanitária e capacitação dos técnicos.
Para o médico, é fundamental que, à nível das comunidades, se faça permanentemente trabalhos de educação cívica, sensibilizando às populações sobre o modo de prevenção e riscos de contágio da doença.
Rodrigues Leonardo pensa ainda ser necessário o melhoramento do saneamento básico onde vivem às pessoas. O médico é de opinião que os doentes de tuberculose que se encontram a fazer o tratamento em casa “deve cumprir estritamente à medicação dada pelo médico”.
O responsável revelou que neste momento o hospital Sanatório de Luanda controla mais de seis mil doentes de tuberculose, e em média recebe 260 casos, cinquenta dos quais no banco de urgências.
O Director-Geral do Hospital Sanatório reconhece, no entanto, o estado degradante em que se encontra a instituição sanitária, mas garante que com a sua reestruturação nos próximos tempos, a população de Luanda e não só estará melhor servida.
De recordar que, recentemente o Presidente da República, João Lourenço, visitou a referida unidade hospitalar, tendo percorrido as várias áreas de serviço e atendimento médico.
Antes da sua ida ao hospital Sanatório, o Chefe de Estado já havia orientado em despacho, a sua reabilitação e expansão, face ao avançado estado de degradação que apresenta a sua estrutura, construída há mais de 49 anos.
Oiça aqui na página da Rádio Angola, as declarações do Director-Geral do Hospital Sanatório de Luanda, localizado no bairro Palanca, município do Kilamba-Kiaxi.