Homens armados conduzem demolições de casas em grande escala no Zango 3
No município de viana, distrito do Zango 3, está a ser levada a cabo demolições de residências dos populares daquela região. Estima-se que mais de 300 casas foram deitadas a baixo. Estas demolições são realizadas na calada da noite e aos fins-de-semana, com a presença de um contingente militar das Forças Armadas Angolanas, altamente aparamentado.
A Rádio Angola soube, por meio da denúncia feita por um cidadão, que identificou-se somente por Wilson, por temer represálias.
Estas demolições no Zango 3, vêm sendo feitas há algum tempo. Mas prosseguiu na madrugada de sábado, 30 de Julho.
De acordo com a nossa fonte, estas demolições supervisionadas pelo exército, não tem a presença da administração local. Entidade, que por lei deve conduzir acções desta natureza, quando as circunstâncias e a lei assim impõem. Por esta ausência da autoridade competente, Wilson informou a RA que “as vítimas alistaram-se e decidiram contactar a Administração nesta segunda-feira, 1 de Agosto.
As vítimas, solicitam a solidariedade da sociedade civil em geral e de assistência jurídica às MAOS LIVRES e a SOS Habitat.
Por Florindo Chivucute
Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.