Governador Gonçalves Muandumba quer Bolsa de Solidariedade Social para contrapor à pobreza
O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba quer “Bolsa de Solidariedade Social”, com acções voluntárias de empresas, organizações, grupos de ajudas e pessoas singulares, que possam ajudar às famílias em situação de vulnerabilidade.
Rádio Angola
Ao discursar no “Fórum Provincial da Acção Social” que teve lugar na terça-feira, 16 de Novembro, o governante esclarece que a materialização da criação da Bolsa de Solidariedade Social na província passa por conhecer quem são os mais vulneráveis, onde estão e quais são as suas reais necessidades.
O também primeiro secretário dos “camaradas” na província do Moxico confidenciou que está em curso a atribuição de prestações sociais para famílias em situação de pobreza extrema.
De acordo com Gonçalves Muandumba, o projecto tem como finalidade facilitar o acesso das famílias ao Programa de Fomento da Agricultura Familiar e de Aquisição de Produtos Agro-Pecuários.
Muandumba crê que, para se reduzir o impacto na sua província, o governo gizou programas de municipalização dos serviços de acção social para promover a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade em projectos socioeconómicos para a geração de rendimento.
A iniciativa do Forúm foi do Gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género e visou analisar o andamento das principais acções para a redução da pobreza na região.
Os participantes ao Forúm analisaram o diagnóstico da acção social nos municípios, o papel e a experiência dos parceiros sociais no desenvolvimento das comunidades da província, a Política Nacional da Acção Social, assim como a criança no centro da acção social.