FPU manifesta solidariedade com taxistas e apela ao diálogo diante das convulsões sociais

Compartilhe

A Frente Patriótica Unida (FPU), constituída pelos partidos UNITA e Bloco Democrático, pronunciou-se esta quarta-feira sobre as recentes convulsões sociais registadas nas províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Huambo e Benguela, na sequência da greve convocada por associações de taxistas contra a subida do preço do gasóleo e a profissionalização do serviço de táxi.

Num comunicado conjunto, os dois partidos afirmam acompanhar “com atenção e grande preocupação” os acontecimentos que começaram no dia 28 de Julho em Luanda e Icolo e Bengo, alastrando-se no dia seguinte ao Huambo e a Benguela. A FPU expressou solidariedade com os taxistas e com “todas as camadas da sociedade” afetadas pela crise económica e social que o país atravessa, imputando responsabilidades às “políticas públicas desajustadas, má governação e falta de sensibilidade humana do Executivo”.

Apesar da solidariedade, a UNITA e o Bloco Democrático condenaram de forma veemente os actos de destruição de bens públicos e privados ocorridos durante os protestos. Os líderes das duas formações políticas frisaram que “a violência, em nenhuma circunstância, constitui o melhor caminho para a resolução de conflitos sociais e económicos” e alertaram que tais práticas apenas agravam o sofrimento do povo e fragilizam os serviços essenciais.

O comunicado apela à calma e ao discernimento, sobretudo da juventude, instando os cidadãos a não se deixarem instrumentalizar por práticas que comprometam o seu futuro. A FPU apelou ainda ao Executivo para que abandone a “postura arrogante e repressiva” e adopte uma cultura de diálogo e concertação social.

“A Nação constrói-se dialogando com todos os parceiros sociais”, lê-se no documento, que defende a inclusão de universidades, sociedade civil, igrejas, partidos políticos, associações profissionais, instituições tradicionais e organizações juvenis e femininas na procura de soluções sustentáveis para a crise nacional.

Por fim, a UNITA e o Bloco Democrático lamentaram as vítimas mortais, incluindo civis e um oficial da Polícia Nacional, e manifestaram solidariedade com as famílias enlutadas, pedindo a Deus que lhes conceda consolo.

O comunicado é assinado pelos presidentes dos dois partidos, reafirmando o seu compromisso com a paz, a liberdade, a dignidade dos cidadãos e a construção de uma Angola mais justa, democrática e desenvolvida.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply