FNLA reafirma compromisso com ideias do fundador do partido que defende liberdade e democracia

Compartilhe

A FNLA reafirma o seu compromisso com os ideais do seu fundador, Holden Roberto, que sempre defendeu a liberdade, a terra, o patriotismo e bem-estar social do povo angolano, bem como a construção de um país livre, soberano e democrática.

Numa declaração política enviada ao Club-K alusiva ao 103ª aniversário natalício do fundador da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), que se assinala nesta segunda-feira, 12 de Janeiro, o Secretariado do Bureau Político celebra a efeméride com elevado sentido patriótico, a data de nascimento de Álvaro Holden Roberto, considerado pelo partido dos “irmãos” como “Pai do Nacionalismo Angolano e Herói Nacional”.

Nascido a 12 de Janeiro de 1923, em São Salvador do Congo, actual M’Banza Congo, filho de Garcia Diasiwa Roberto e de Joana Helena Lala Nekaka, Álvaro Holden Roberto, de acordo com a declaração política, “foi um líder visionário e um combatente incansável pela liberdade, dignidade e autodeterminação do povo angolano”, que se estivesse em vida completaria 103 anos de vida.

Na declaração, o Bureau Político entende que através da FNLA, Álvaro Holden Roberto projectou a causa nacional no plano internacional e contribuiu de forma decisiva para o processo que conduziu à Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975.

“No ano em que Angola celebrou os cinquenta anos da sua Independência, o reconhecimento oficial de Álvaro Holden Roberto como Herói Nacional constituiu um acto de justiça histórica e de afirmação da verdade sobre o seu papel incontornável na luta de libertação nacional”, lê-se.

O Secretariado do Bureau Político da FNLA reafirma, nesta data, o seu compromisso com os ideais do seu fundador, consubstanciados na “liberdade, terra, patriotismo e bem-estar social do povo, bem como com a construção de uma Angola livre, soberana e democrática”.

“Neste centésimo terceiro aniversário do seu nascimento, rendemos justa homenagem a este grande nacionalista, cujo legado permanecerá eternamente inscrito na História de Angola”, refere a nota do Secretariado do Bureau Político da FNLA.

Club-K

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply