FAF de Artur Almeida eleva sentimento de apoio à Selecção Nacional
A família do futebol voltou a ser mais uma vez, unida em torno da Selecção Nacional de Honras, na victória frente à congénere do Níger por 2-0, partida qualificativa ao CAN do próximo ano, no Reino do Marrocos.
Uma reconciliação que acontece vários depois devido a falta de resultados positivos que motivassem ao público a correr à maior catedral do futebol nacional, o Estádio 11 de Novembro, em Luanda.
Analistas desportivos salientam que, o regresso de milhares de angolanos ao estádio sempre que os Palancas Negras entram em cena, é fruto do bom desempenho do conjunto do técnico Pedro Gonçalves, que mereceu a confiança do actual elenco da Federação Angolana de Futebol (FAF), liderada por Artur Almeida e Silva, candidato da lista B, que concorre a sua própria sucessão.
“Hoje as famílias vão ao estádio num apoio incondicional à Selecção Nacional, facto que evidencia o bom momento dos Palancas Negras”, disse um dos adeptos do combinado nacional.
Reconhecimento aos antigos presidentes da FAF
É tempo de glória para os Palancas Negras, momento que também se proporciona honra e devido reconhecimento aos considerados baluartes do futebol nacional, valorizando deste modo todo o trabalho feito em prol do desporto nacional, em particular o futebol angolano.
São os ex-presidentes da Federação Angolana de Futebol (FAF), que desta vez recaiu a distinção no ciclo de homenagens que o órgão reitor do futebol nacional leva a cabo.
No intervalo do jogo entre Angola 2-0 Níger, a FAF reconheceu os feitos de Armando Machado, Justino Fernandes, General Pedro Neto, Luís Gomes Santos, Eduardo Macedo e José Fernandes, que receberam os aplausos dos mais de 40 mil adeptos presentes no 11 de Novembro, em representação de todos os angolanos.
No acto enaltecido pelos homenageados, a Federação Angolana de Futebol (FAF) entregou os troféus e os diplomas, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por estas lendas do futebol, que deixaram o relvado ovacionados pelo público que emperrou a Selecção Nacional para mais uma victória rumo ao CAN 2025.
Quem por muitos anos dedicou horas a fio em pensar na planificação, organização e execução dos projectos ligados ao Futebol, diz sentir-se regozijado pela homenagem. “Agradeço de coração pela homenagem cinzenta porque pelo menos reconhecem todo o trabalho que desenvolvi pelo desporto nesse país”, disse Armando Machado.
Foi um dia para constar nos anais da história do futebol, pois saem da Catedral do Futebol Nacional com dupla felicidade, a distinção feita pela FAF e a vitória da Angola diante do Níger.
A victória de Angola foi referente a 3ª jornada do Grupo F das eliminatórias de qualificação ao CAN’2025. Os golos do encontro foram rubricados na etapa complementar, por intermédio de Mabululu, aos 75 minutos na conversão de grande penalidade, e Milson, aos 84 minutos.
Com este triunfo, os Palancas Negras seguem embalados na corrida ao CAN do próximo ano, agora com 9 pontos em três jogos, seguido pelo Sudão com 4 pontos, Ghana 2 pontos e o Níger com apenas 1 ponto.
Na próxima jornada, Angola desloca-se à capital marroquina, recinto emprestado do mesmo adversário, marcado para a próxima terça-feira, 15 de Outubro.