Estado da Nação: “Precisamos de mais efectivos da Polícia Nacional”

Compartilhe

No seu discurso de pouco mais de 40 páginas, proferido na Assembeia Nacional, durante o acto solene de abertura do ano parlamentar, de quarta-feira, 15 de Outubro de 2025, o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço afirmou, perante Angola e o Mundo, que o país precisa aumentar o número de agentes da Polícia Nacional para melhorar os níveis de reação e, com isto, prevenir o crime.

“Precisamos de mais efectivos da Polícia Nacional para que possamos ter maior capacidade de prevenção e de reação, enquanto continuamos a trabalhar para uma maior valorização dos recursos humanos nas diferentes componentes, policial e nos demais órgãos e serviços da corporação”, disse, o Chefe de Estado que, acompanhado dos seus auxiliares do Executivo passou um “pente fino” a Angola real.

Mais do que o aumento do número do efectivo, João Lourenço sublinhou a necessidade de se apostar na qualidade de vida dos agentes, que começa com a construção de infra-estruturais onde os mesmo realizam as suas tarefas.

“Temos de continuar a investir nas infraestruturas de todos os níveis, para melhorar as condições de trabalho e a capacidade operacional, precisamos também de reforçar as acções de formação e de capacitação técnica a todos os níveis”, referiu.

Terminou a alocução a respeito garantindo que “o nosso sistema de Defesa e Segurança Nacional continua firme e comprometido com o desempenho da sua missão constitucional. A integridade territorial está salvaguardada, a estabilidade é uma realidade e o normal funcionamento das instituições democráticas está assegurado”, concluiu.

Por Vasco da Gama

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply