Estado da Nação: “Precisamos de mais efectivos da Polícia Nacional”
No seu discurso de pouco mais de 40 páginas, proferido na Assembeia Nacional, durante o acto solene de abertura do ano parlamentar, de quarta-feira, 15 de Outubro de 2025, o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço afirmou, perante Angola e o Mundo, que o país precisa aumentar o número de agentes da Polícia Nacional para melhorar os níveis de reação e, com isto, prevenir o crime.
“Precisamos de mais efectivos da Polícia Nacional para que possamos ter maior capacidade de prevenção e de reação, enquanto continuamos a trabalhar para uma maior valorização dos recursos humanos nas diferentes componentes, policial e nos demais órgãos e serviços da corporação”, disse, o Chefe de Estado que, acompanhado dos seus auxiliares do Executivo passou um “pente fino” a Angola real.
Mais do que o aumento do número do efectivo, João Lourenço sublinhou a necessidade de se apostar na qualidade de vida dos agentes, que começa com a construção de infra-estruturais onde os mesmo realizam as suas tarefas.
“Temos de continuar a investir nas infraestruturas de todos os níveis, para melhorar as condições de trabalho e a capacidade operacional, precisamos também de reforçar as acções de formação e de capacitação técnica a todos os níveis”, referiu.
Terminou a alocução a respeito garantindo que “o nosso sistema de Defesa e Segurança Nacional continua firme e comprometido com o desempenho da sua missão constitucional. A integridade territorial está salvaguardada, a estabilidade é uma realidade e o normal funcionamento das instituições democráticas está assegurado”, concluiu.
Por Vasco da Gama

