Eleições FAF: Dirigentes do futebol criticam pretensão do candidato Norberto de Castro sobre afastamento de clubes
O candidato da lista A, nas eleições da Federação Angolana de Futebol (FAF), Norberto de Castro defendeu o afastamento de vários clubes, cuja fundamentação alega o pouco tempo da sua criação.
Numa nota de reclamação enviada ao Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), Norberto de Castro, que se encontra em campanha, solicitou o afastamento dos clubes, como Redondo FC Dande, do Bengo, que segundo o reclamante, tem menos de dois anos, FC Visão e APC do Zongolo, ambas da província de Cabinda, alegando ter menos um ano de existência.
O candidato da lista A defende igualmente o afastamento do Hospital PFC, Estrela do Gueto e Academia de Futsal, todos do Kwanza-Norte, pelas razões acima descritas.
Para a província de Luanda, e pelos mesmos argumentos, Norberto de Castro, apontado como um candidato que levar uma campanha eleitoral de desespero solicita a retirada entre a massa votante o Desportivo Rodoviário, por supostamente não ter renovado o mandato.
Entre a massa votante na província do Huambo, foram visados o Recreativo Sassonde, Amy Sporte e FC. Benfica, alegando ter menos de um ano.
Entretanto, a pretensão do homem que aspira a liderança do órgão reitor do futebol nacional está a ser vivamente criticada pelos adeptos e amantes da modalidade no país, considerando que se trata de uma medida “divisionista”, que em nada abona o futebol angolano e à pessoa que pretende dirigir a FAF.
“Então como alguém que diz que quer unir a família do futebol e vai dar mais apoio ao afastamento de clubes”, questionou um dos dirigentes desportivos.
Nos áudios partilhados nas redes sociais, Norberto de Castro, afirma ser o candidato do povo e diz que o actual elenco destruiu o futebol, e que o sucesso da Selecção em nada representa. “O aspirante ao cargo da FAF, demonstra claramente desespero ante a recusa dos associados em abraçar o seu projecto eivado de promessas enganosas”, disse uma fonte.
Para a massa votante, Norberto de Castro, não sabe a importância que as vitórias da selecção no contexto da CAF e da FIFA, pelo que o aconselham a desistir antes do tempo.
E questionam, será que Norberto de Castro, “não está a acompanhar como a CBF, Confederação Brasileira de Futebol perdeu respeito no mundo com os maus resultados da selecção?”, questionam.
NORBERTO DE CASTRO RECUSA-SE PISAR NA SEDE DA APF DO UÍGE
Durante a sua passagem à província do Uíge, o candidato Norberto de Castro não aceitou ir à sede da Associação Provincial de Futebol (APF), onde o presidente da Associação o aguardava para ser recebido.
Segundo consta, o candidato da lista-A, Norberto de Castro recusou-se a pisar os seus pés na APF, alegando são instalações que foram feitas pelo Artur de Almeida, presidente cessante da Federação Angolana de Futebol (FAF) e candidato pela Lista-C, que concorre a sua própria sucessão no dia 30 de Novembro.
Fontes que acompanham a candidatura de Norberto de Castro contam que, dois dos integrantes da caravana, tentaram insistir que o mesmo fosse à sede da APF, mas Norberto de Cadastro reagiu energicamente ameaçando-os de serem irradiados, caso fossem a estrutura que alberga os serviços da Associação Provincial de Futebol (APF), no Uíge.