Detido presidente da ANATA Francisco Paciente

Compartilhe

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, no final da tarde desta sexta-feira, 8 de Agosto, o presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Paciente.

A informação foi avançada pelo líder do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA), Francisco Teixeira, através das redes sociais, citado pela Rádio Despertar.

Até ao momento, as autoridades não divulgaram oficialmente os motivos da detenção, nem os contornos do processo. O caso promete agitar o sector dos transportes, sobretudo numa altura em que se intensificam os protestos e reivindicações por melhores condições de trabalho no seio dos taxistas.

Francisco Paciente é uma das figuras mais influentes no setor informal dos transportes em Angola e vinha ganhando destaque pelo seu posicionamento firme em defesa dos interesses da classe.

Na semana passada, foi detido vice-presidente da ANATA, Rodrigues Catimba, foi pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), sob acusação de vários crimes, incluindo rebelião e terrorismo.

Manuel Halaiwa, director Nacional do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Serviço de Investigação Criminal (SIC), esclarece que a detenção de Rodrigues Catimba resulta de um mandado de captura, emitido pelo Ministério Público.

“O Serviço de Investigação Criminal torna público, que em cumprimento de um mandato de detenção, emitido pelo Ministério Público, procedeu nesta quinta-feira, 31 de Julho, na província de Benguela, à detenção do cidadão nacional identificado por Rodrigo Luciano Catimba, vice-presidente da ANATA, por fortes indícios da prática dos crimes de incitação à violência, apologia pública de crime, rebelião e terrorismo, consubstanciado em pronunciamento público num órgão de comunicação social amplamente difundido nas redes sociais, aonde surge incitando a população para atos de vandalismo e arruaça”, explicou.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply