Cuanza-Sul: Sistema de água é reabilitado para abastecer 180 mil pessoas
O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, desloca-se esta segunda-feira, 9, à província do Cuanza-Sul para proceder ao lançamento da primeira pedra do projecto de reabilitação e expansão do Sistema de Abastecimento de Água de Waku Kungo. O projecto tem como principal objectivo melhorar as condições de vida da população local, beneficiando cerca de 180.000 habitantes.
De acordo com uma nota do Ministério, o empreendimento prevê a realização de 7.081 ligações domiciliárias, 12.470 ligações por torneiras e a instalação de 77 chafarizes. O sistema contará com uma estrutura moderna, incluindo uma captação de água, uma estação de tratamento com capacidade para 800 m³/h e reservatórios de grande porte para garantir o abastecimento contínuo. As obras terão uma duração estimada de 30 meses.
Durante a sua jornada de campo no Cuanza Sul , João Baptista Borges fará uma visita de constatação ao estado de execução do projecto de electrificação do perímetro irrigado do município de Waku Kungo.
Este projecto é visto como estratégico para o aumento da produção agrícola e o fomento da economia local.
O governante também vai realizar uma visita ao Aproveitamento Hidroeléctrico de Cambambe, com vista a avaliar as condições de fornecimento de energia ao município da Quibala.
Além disso, está prevista uma visita à nova subestação de Alta e Média Tensão da Rede Nacional de Transporte (RNT) e da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) no município da Quibala.
No quadro da agenda de trabalhos, João Baptista Borges terá ainda um encontro de trabalho com a governadora do Cuanza Sul, Mara Quiosa, para avaliar o andamento de outros projectos em curso na província e identificar soluções para as principais preocupações locais no domínio da energia e águas.
Com a execução destes projectos, o Ministério da Energia e Águas pretende reforçar o acesso da população a serviços essenciais de água potável e energia elétrica, cumprindo assim os compromissos assumidos pelo Executivo no quadro do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027).
JA