Chefe de Estado enaltece potencialidades económicas do Cuanza Norte na Feira dos Municípios
O Presidente da República, João Lourenço visitou neste sábado, 9, o pavilhão da província do Cuanza Norte, onde pôde conhecer de perto as riquezas naturais, histórico-culturais e económicas que a província tem para oferecer ao país e ao mundo, no âmbito da Feira dos Municípios, que decorre na cidade de Benguela.
No local, o Chefe de Estado foi recebido pelo governador João Diogo Gaspar, tendo percorrido os espaços expositivos com visível satisfação, detendo-se junto à imponente réplica da “Paróquia de São João Baptista” de Camabatela, “joia arquitetónica do gótico manuelino” erguida em 1961 e classificada como património histórico nacional.
“Mais do que uma obra de arte, a igreja simboliza fé, identidade e a união social que marcam o povo cuanza-nortino”, consideram as autoridades do Cuanza Norte.
O pavilhão, um mosaico vivo das potencialidades locais, apresentou ao Presidente e à comitiva governamental produtos de excelência como os minerais da província, o ananás do Bolongongo — homenageando os 50 anos da Independência Nacional —, a força agropecuária do Planalto de Camabatela e a rara Rosa de Porcelana do Centro Horto Botânico do Kilombo.

As marcas históricas, com destaque para a Rainha Njinga Mbandi, as ruínas de Cambambe e Massangano, o potencial hidroelétrico da província e os perímetros irrigados do Mucozo e do Lucala, entre muitos outros recursos, mereceram a atenção do Titular do Poder Executivo.
Num gesto de reconhecimento e apreço, o governador João Diogo Gaspar entregou ao Presidente João Lourenço um “Diploma de Mérito”, símbolo do compromisso do Chefe de Estado com a boa governação, a inovação e o desenvolvimento sustentável, sobretudo no Cuanza Norte.
Com 17 municípios, uma população jovem e vasta capacidade produtiva, o Cuanza Norte, de acordo com o seu governo, posiciona-se como terra de oportunidades, pronta para receber investidores, potenciar o turismo e contribuir decisivamente para a diversificação económica de Angola.

