Cabinda: Governo Provincial esclarece sobre apagão na cidade mais ao norte do país
A falta de fornecimento de gás na Central Térmica de Malebo deixou às escuras a província de Cabinda, que nos últimos sete dias, debate-se com o problema de energia eléctrica nas principais artérias da cidade, residências e empresas.
Por: Sebastião Numa
O Governo da Província de Cabinda adianta que a situação está a merecer a atenção das autoridades locais, sendo que, nesta segunda-feira, 16, está reservada uma conferência de imprensa para mais esclarecimentos sobre o que se passa.
Segundo o director de comunicação e imprensa da ENDE em Cabinda, André Tati, as zonas mais afectadas são a Rua da Praça Grande l, Bairro Amílcar Cabral e outras áreas da cidade e periferia de Cabinda.
Por sua vez, o director do Gabinete Comunicação Institucional e Imprensa do Governo Provincial de Cabinda, Inocêncio Tangu, fez saber que a situação está a ser resolvida, pois, de acordo com o dirigente, até às 20 horas de sábado, 14, cerca de 80% da cidade de Cabinda já se encontrava iluminada para alegria dos cabindenses.
Aquele responsável esclareceu que o problema do corte de electricidade na província mais ao norte do país deveu-se a um problema que se verificou na Central Térmica de Malebo, que será concluído nas próximas 24 horas.
Inocêncio Tangu disse ainda que a situação não foi reposta na totalidade “porque a Central Térmica comporta cinco turbinas, que estão a ser ligadas gradualmente para evitar um ChothDawn. (apagão total), para que se evite a falta de gás devido ao fornecimento da electricidade na cidade.
O director do Gabinete Comunicação Institucional e Imprensa do Governo Provincial apela à calma aos munícipes de Cabinda e assegura que dentro de dias tudo voltará ao normal.

