Brasil anuncia no Cuanza-Norte investimento de USD 120 milhões no sector agropecuário em Angola

Compartilhe

O Governo do Brasil vai investir 120 milhões de dólares no sector agropecuário em Angola a partir do próximo ano, anunciou esta segunda-feira, em Ndalatando, o assessor do Ministro da Agricultura brasileiro, Carlos Agostin Teti.

A informação foi avançada durante a visita de uma delegação de empresários dos Estados da Baía e Mato Grosso ao Cuanza-Norte, no âmbito dos acordos de cooperação firmados entre os dois países para impulsionar a produção agropecuária em Angola.

De acordo com o responsável, o financiamento contempla igualmente a abertura de vias de comunicação em zonas de investimento e o estudo de solos com recurso a tecnologia de ponta, visando maior eficiência na implementação de novos projectos agrícolas.

A comitiva brasileira, composta por 15 empresários, encontra-se na província para avaliar o potencial agropecuário do Cuanza-Norte e identificar áreas estratégicas para o direccionamento dos investimentos.

O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, reafirmou que a província “tem as portas abertas ao investimento privado” e sublinhou o compromisso do Governo local com a simplificação dos procedimentos administrativos, de forma a facilitar a instalação de novos empreendimentos.

O governante destacou ainda que a província dispõe de 60 mil hectares de terras aptas para exploração agropecuária. Durante a visita, a delegação brasileira vai percorrer os perímetros agropecuários dos municípios de Cambambe, Lucala, Ambaca, Samba Cajú e Luinga, além de manter um encontro com agentes económicos da província.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply