A Armadilha dos Gastos Invisíveis – Salvador Ramos

Compartilhe

É bastante comum as pessoas não terem noção das suas despesas mensais e consciência das suas reais necessidades, vivem um dia atrás do outro, baseado na sorte, respondendo as demandas que forem surgindo, sem o mínimo de responsabilidade e maturidade com as escolhas e decisões diárias na relação com o dinheiro.

Apesar do rendimento mensal ser reputado como sendo insuficiente, é prática assistirmos comportamentos que levam a gastos desnecessários com pequenas coisas do dia a dia ou desprezarmos as moedas metálicas, mas que no final do mês geram grande impacto no orçamento da família, desde a mania do telemóvel não ficar sem saldo, o saldo de voz ou net de 100 Akz, a compra de bebidas alcoólicas nos finais de semanas, compra de gelados e gasosas, os gastos com compras de coisas não previstas ou que não vai usar.

São estes pequenos gastos que efectuados sem consciência você não consegue identificar onde e como foram gastos, por se tratar de coisas baratas e pequenas, mas que se tornam uma grande armadilha para qualquer pessoa que pretende prosperar e mudar a sua condição de vida financeira.

Comece por compreender que a qualidade das nossas decisões sobre o dinheiro e do nosso consumo determina os nossos resultados, pois, ao saber a utilidade do gasto que decidir realizar vai lhe levar a evitar fazer gastos com coisas que não lhe geram resultados e benefícios.

Para controlar as suas despesas, pense que a variação do custo de vida de um determinado bairro para o outro pode variar, em média, até 7%, o que pode aumentar as suas despesas, todavia, você pode contornar a situação avaliando e decidir fazer comprar nos bairros que oferecem melhores preços.

E, durante as compras, tenha alguns cuidados com as investidas dos comerciantes, como “pague 1, leva 2”, uma aparente facilidade que lhe leva a comprar algo que não precisa, “30% de desconto”, mera estratégia comercial para persuadir o comprador.

Para tal, crie o hábito de anotar todas as suas necessidades mensais, desde a alimentação, renda, transporte (vulgo táxi), propina escolar, contas (água, energia, tv, internet), poupança, doação e diversão, para que, deste modo controlar o seu dinheiro, fazendo com que o seu rendimento seja capaz de atender todas as suas necessidades e reste dinheiro para canalizar nos projectos que lhe vão levar a realizar os seus sonhos.

*Treinador Financeiro

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply