Mais de 100 profissionais bolseiros do MINSA seguem para Brasil e Portugal

Compartilhe

Mais de 100 bolseiros viajam a partir desta quarta-feira, 4 de Fevereiro, com o destino ao Brasil e Portugal, para formação em várias especialistas no sector da saúde, no âmbito da cooperação existente entre Angola e os dois países (Brasil e Portugal), por intermédio de instituições formativas brasileiras e portuguesas.

Os bolseiros seguem viagem sob a responsabilidade do Ministério da Saúde (MINSA), através da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS), com o financiamento do Banco Mundial, que para este projecto disponibilizou 200 milhões de dólares norte-americanos, para a formação de 38 mil profissionais de saúde.

O acto foi conduzido pelo gestor técnico e coordenador do projecto, Job Monteiro, em representação da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que na ocasião, afirmou que “estes profissionais representam um investimento estratégico do Estado angolano. São chamados a regressar com mais competências, mais rigor técnico e maior sentido de missão, tornando-se formadores e multiplicadores do conhecimento adquirido, assegurando a continuidade e a sustentabilidade do sistema nacional de saúde”, sublinhou o especialista.

No quadro da cooperação existente entre os governos de Angola e do Brasil, das 1.271 vagas disponibilizadas em outubro de 2025 por instituições formativas brasileiras, foram aprovados 800 profissionais do Serviço Nacional de Saúde, provenientes de todas as províncias do país, encontrando-se estes em diferentes fases do processo administrativo.

Deste grupo, 27 profissionais já partiram para o Brasil entre 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, juntando-se agora outros 90 bolseiros que serão acolhidos oficialmente hoje, 03 de Fevereiro de 2026.

A formação resulta de parcerias com instituições brasileiras de reconhecida excelência, como a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no âmbito de um protocolo financiado pelo Banco Mundial.

Desde o início do projecto, mais de 12.104 beneficiários directos já foram abrangidos por acções de formação, estando prevista a capacitação de 38.000 profissionais até 2028, sendo 80% da formação realizada em Angola e 20% no exterior.

Durante a cerimónia, os especialistas da UIP/PFRHS apresentaram orientações importantes aos bolseiros.

Durante o evento, foram explicados os direitos e deveres dos bolseiros destacando o cumprimento do regulamento, desempenho académico exemplar, preservação do vínculo laboral e compromisso de retorno às unidades de origem.

O acto contou com a presença do director-geral do Complexo Hospitalar General Pedro Maria Tonha “Pedalé”, Albano Eugénio, do médico oncologista João Wilson, e de especialistas ligados a Unidade de Implementação do Projecto,

Os 104 bolseiros acolhidos incluem médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, assistentes sociais e gestores hospitalares, sendo que a maioria segue para à República Federativa do Brasil.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply