Polícia da Camama acusada de colocar segurança privada em terreno da empresa Konda Marta
Um grupo de segurança privada composto por dez efectivos foi posto num dos terrenos da empresa Konda Marta, alegadamente a mando do superintendente-chefe, Alexandre Mingas, comandante da Polícia Nacional da Camama, em Luanda.
Em denúncia avança ao portal Rádio Angola, o Presidente do Conselho de Administração da empresa Konda Marta, Daniel Afonso Neto, refere que os seguranças foram colocados no espaço ao “arrepio da lei” pelas forças castrenses, que teimam em desrespeitar a decisão do Tribunal da Comarca de Luanda, que em Julho de 2025, restituiu a posse provisória do terreno às camponesas.
“O comandante municipal da Camama insiste em ocupar o terreno, e ontem às 18h00, usando uma das esquadras do Chimbicato invadiu o terreno das camponesas, que não foi alvo do processo de levantamento da providência cautelar”, disse.
Segundo apurou este portal, os agentes de segurança pertencem à empresa privada denominada AFRO SEGURANÇA, que foram colocados no perímetro supostamente a mando do comandante da Esquadra da Polícia do Chimbicato, no município do Camama, sem o conhecimento da comandante da Esquadra da Vila Kiaxi – território onde foram postos os efectivos.

Os seguranças foram colocados no terreno às 19h00 desta quarta-feira, 28 de Janeiro do ano em curso, mas a comandante da da Esquadra da Vila Kixi, superintendente Joana Oatanha disse desconhecer qualquer orientação para a colocação. A comandante terá contactado o seu superior hierárquico, Alexandre Mingas, comandante municipal, que igualmente disse não ter orientado qualquer acção para o efeito.
Refira-se que o Comando Municipal da Polícia Nacional da Camama, por meio da Secção Municipal de Investigação de Ilícitos Penais, notificou o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa Konda Marta, Daniel Afonso Neto, no âmbito de um processo n.º 10341/025, que se desconhece a acusação e o queixoso.
O também Tenente-Coronel das Forças Armadas Angolanas (FAA) poderá ser ouvido nesta sexta-feira, 30, na Esquadra da Polícia Nacional do bairro Chimbicato, no município da Camama, em Luanda.

