PRA-JA: Mais de 1 bilião de kzs na compra de viaturas e IPhones para dirigentes do partido
O PRA-JA Servir Angola de Abel Chivukuvuku, procedeu recentemente à atribuição de viaturas aos secretários provinciais e a alguns secretários municipais do partido, no quadro do reforço das condições logísticas e operacionais da estrutura partidária a nível nacional.
De acordo com informações apuradas pelo Elite Post junto de fontes seguras do partido, cada secretário provincial recebeu uma viatura de marca Toyota Land Cruiser (carrinha) avaliada em, pelo menos, 47 milhões de kwanzas, o que representa um investimento global estimado em cerca de de 987,000,000 milhões de kwanzas tendo em conta as 21 províncias do país.
A este montante acresce ainda a entrega de quatro viaturas adicionais, do modelo expresso da marca Suzuki, avaliada em pelo menos 10 milhões de kz, destinadas a alguns secretários municipais da província de Luanda, que, acrescido ao valor anterior, as contas passam para mais de mil milhões (1 bilião) de kz.
A sobre as viaturas atribuídas aos secretário municipais em Luanda, a informação foi confirmada pelo secretário provincial do PRA-JA em Luanda, Serafim Simeão, que indicou, entre os beneficiários, o secretário municipal do Sambizanga, Rei Panda.
Serafim Simeão esclareceu que as viaturas não foram adquiridas a pronto pagamento, tendo sido obtidas através de acordos de crédito com concessionárias, que aceitaram entregar os meios em regime de pagamento faseado.
Em Abril do ano passado, o Tenente-General na reforma Isaías Sambangala, vice-coordenador para as Finanças e Património do projecto político PRA-JA Servir Angola, revelou ter concedido um empréstimo avaliado em cerca de 3 milhões de dólares ao partido fundado por Abel Chivukuvuku.
O montante, na altura, segundo explicou, foi utilizado, entre outros fins, na aquisição das 21 viaturas destinadas aos secretários provinciais da formação política, como referenciado anteriormente.
Paralelamente, no domínio da comunicação e imagem institucional, o presidente do PRA-JA Servir Angola, Abel Chivukuvuku, ofereceu telefones iPhone aos secretários provinciais de Comunicação e Marketing do partido, como parte da estratégia de modernização dos meios técnicos.
O Elite Post apurou junto de fontes oficiais do partido que os equipamentos adquiridos correspondem ao modelo iPhone 13 normal, avaliados em 699 mil kwanzas por unidade no mercado nacional.
Considerando que cada um dos 21 secretários provinciais recebeu um aparelho, o investimento total ronda os 14.679.000 kwanzas.
Questionado sobre a polémica gerada em torno destas despesas, Serafim Simeão, que se limitou a comentar a realidade de Luanda, minimizou as críticas, classificando o assunto como um “não tema”, sublinhando que os gastos representam investimentos necessários para melhorar as condições de trabalho do partido e dos seus militantes, bem como reforçar a sua eficácia política e comunicacional.
Fonte: Elite Post

