Empresa MJ-KAFUCHI enaltece empenho da Administração do Calumbo na luta contra invasores de terras no Zango 5
Ouvir:
A empresa MJ-KAFUCHI – Comércio Geral e Prestação de Serviços, sediada no município do Calumbo, província do Icolo e Bengo, vocacionada para o sector da construção civil, enalteceu o empenho do Governo Provincial, que apesar de estar em funcionamento em pouco tempo, tem combatido os invasores de terrenos.
Para a MJ-KAFUCHI, a Administração do Calumbo sob orientação do GPIB tem feito trabalhos relevantes, fundamentalmente na zona do Zango 5, onde nos últimos meses, têm surgido constantemente elementos estranhos, que têm intimidado os moradores ao ponto de ocupar as terras.
Segundo apurou o Club-K no local, os “homens invasores” – alguns bem identificados, usam efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional, com vista a impor medo às famílias que ali residem há mais de 30 anos.
“Enaltecer os relevantes trabalhos, que o Governo do Icolo e Bengo tem vindo a desenvolver na província, agora sob a liderança de novos gestores, reforçando o compromisso com o progresso e o desenvolvimento sustentável da região”, sublinhou um dos responsáveis da empresa MJ-KAFUCHI.
A referida empresa tem se dedicado na defesa dos interesses e direitos de camponeses, bem como dos demais moradores do bairro Zango 5, facto que tem provocado perseguição do seu director pelos supostos invasores, que segundo relataram nesta terça-feira, 20 de Janeiro, os moradores que denunciaram actos de agressões e violência perpetrados.
Os moradores apontam vários nomes como Baptista Sicuba, Hanga, Miranda e outros, que reiteradamente perturbam a paz das famílias. “Aqui somos batidos, maltratados pelos invasores devido às nossas terras, que recebemos em 1995 como camponeses à altura, pois na altura o Programa Alimentar Mundial (PAM) já não nos dava mais comida”, contou a anciã Conceição Ngueve Candelei.
As famílias solicitam igualmente à Administração Municipal do Calumbo a colocação de iluminação pública, devido a actos de criminalidade que segundo descrevem tem acontecido no bairro.

