Máfia chinesa tenta corromper Juíza de Garantia do Icolo e Bengo para soltar cidadão detido no Aeroporto Internacional

Compartilhe

Um cidadão chinês, identificado por Tang Qi foi detido na tarde de quarta-feira, 10 de Dezembro, por agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, quando alegadamente tentava fugir do país para evitar responsabilização criminal por um caso de fogo posto numa unidade fabril localizada na Zona Económica Especial, no município de Icolo e Bengo.

Segundo fontes policiais, o incêndio terá causado prejuízos superiores a USD 2.500.000,00. De acordo com áudios, que circulam nas redes sociais, um grupo de cidadãos chineses, alegadamente liderado por Xue Zhong Bing, afirma que já teria estabelecido contactos com a juíza das garantias, Neléth Sousa, responsável por conduzir o primeiro interrogatório judicial do arguido.

“Os contactos com a juíza já estão feitos e o caso está encaminhado”, refere uma das vozes atribuídas a membros da comunidade chinesa, no áudio em circulação.

Outro cidadão chinês, identificado como Shi Ji Sheng, afirma ter recebido informações segundo as quais a magistrada poderia aplicar a Tang Qi uma medida de interdição de saída do país e manter a apreensão do passaporte, mesmo o arguido encontrando-se em situação migratória ilegal.

“Disseram-me que, apesar da situação ilegal, a juíza poderá apenas proibi-lo de sair do país. Depois, ele poderá sair com um salvo-conduto emitido pela Embaixada da China”, teria declarado Shi Ji Sheng.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply