Xi Jinping pede às economias da Ásia-Pacífico que construam juntas um futuro sustentável e mais brilhante

Compartilhe

O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou no 1º de novembro que as economias da Ásia-Pacífico devem reforçar a cooperação mutuamente benéfica, aproveitar novas oportunidades, enfrentar novos desafios e construir juntas um futuro sustentável e mais brilhante.

Xi fez essas observações em seu discurso intitulado “Construindo juntos um futuro sustentável e mais brilhante” na segunda sessão da 32ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC.

Atualmente, a nova onda de revolução científica e tecnológica e transformação industrial está se aprofundando, abrindo novos horizontes para a humanidade, observou Xi.

Por outro lado, o mundo enfrenta um crescimento econômico medíocre e uma disparidade cada vez maior no desenvolvimento global, com desafios como mudanças climáticas, segurança alimentar e segurança energética se intensificando, disse ele.

Xi fez uma proposta de três pontos

Em primeiro lugar, Xi pediu às economias da Ásia-Pacífico que liberem ainda mais o potencial do desenvolvimento digital e inteligente para dar à região Ásia-Pacífico uma nova vantagem no desenvolvimento impulsionado pela inovação.

As economias devem aproveitar plenamente as novas tecnologias para empoderá-las e impulsioná-las, aproveitar as oportunidades do desenvolvimento digital, inteligente e verde e agir mais rapidamente para fomentar e promover novas forças produtivas de qualidade, disse Xi.

Ele pediu esforços para promover o fluxo seguro e ordenado de dados, aprofundar a cooperação em tecnologias de código aberto e construir um ecossistema aberto e competitivo para a inovação.

As economias da Ásia-Pacífico devem ter em mente o bem-estar de toda a humanidade e promover o desenvolvimento sólido e ordenado da inteligência artificial (IA), garantindo que ela seja benéfica, segura e justa, disse ele.

A China propôs a criação de uma Organização Mundial de Cooperação em Inteligência Artificial para fornecer à comunidade internacional bens públicos em IA, disse ele, acrescentando que a China está pronta para trabalhar com todos os membros da APEC para aumentar a alfabetização em IA e diminuir a exclusão digital e em IA na região Ásia-Pacífico.

Em segundo lugar, Xi pediu às economias da Ásia-Pacífico que continuem comprometidas com o desenvolvimento verde e de baixo carbono para construir um novo paradigma de desenvolvimento sustentável na região Ásia-Pacífico.

As economias da Ásia-Pacífico devem ter em mente a responsabilidade para com as gerações futuras, aumentar a sinergia entre as estratégias de desenvolvimento verde de todas as economias, promover o livre fluxo de tecnologias e produtos verdes de qualidade, acelerar a transição verde e de baixo carbono e combater vigorosamente as mudanças climáticas, disse Xi.

Desde o anúncio das metas de pico de carbono e neutralidade de carbono, a China estabeleceu o maior e mais rápido sistema de energia renovável do mundo, observou Xi.

A China também apresentou suas Contribuições Nacionalmente Determinadas para 2035 em resposta às mudanças climáticas e implementará o sistema de controle duplo sobre o volume e a intensidade das emissões de carbono em todos os setores, disse ele.

Em terceiro lugar, Xi pediu a construção de um futuro inclusivo e universalmente benéfico para promover um novo dinamismo no crescimento inclusivo da Ásia-Pacífico.

Ele exortou as economias da Ásia-Pacífico a sempre colocarem as pessoas em primeiro lugar e a fortalecerem a comunicação de políticas, o compartilhamento de experiências e a cooperação orientada para resultados, a fim de implementar plenamente a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, eliminar a pobreza em conjunto e promover a prosperidade compartilhada para todas as pessoas na Ásia-Pacífico.

As economias da Ásia-Pacífico devem aproveitar plenamente a força tradicional da APEC na cooperação econômica e técnica para facilitar o crescimento equilibrado das economias em desenvolvimento, disse Xi.

A China agirá mais rapidamente para melhorar o sistema que fornece serviços populacionais de ciclo de vida completo a todo o povo chinês e promoverá o desenvolvimento de alta qualidade da população, disse ele.

A China também promoverá a implementação de iniciativas que buscam implantar a IA na área da saúde e aprimorar a alfabetização e as habilidades digitais para as mulheres, para que toda a Ásia-Pacífico possa se beneficiar da cooperação da APEC, acrescentou ele.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply