PCA da Konda Marta constata situação vulnerável de famílias desalojadas há anos no “Iraque/Bagda” e deixadas no terreno da empresa

Compartilhe

Daniel Afonso Neto, responsável máximo da Sociedade Konda Marta II, visitou nesta segunda-feira, 22, centenas de famílias que se encontram sem abrigo há anos, após a destruição das suas moradias no conhecido bairro “Iraque e Bagda”, no município do Talatona, em Luanda, pelo Governo Provincial de Luanda (GPL).

Durante a visita de constatação, o PCA da empresa Konda Marta, Daniel Neto, inteirou-se sobre a realidade social e económica das famílias, que descrevem terem sido desalojadas sem aviso prévio pela Administração do Talatona.

Segundo os moradores, a destruição das suas habitações não obedeceu às normas legais estabelecidas na Constituição da República e na Lei, pois “não foram criadas as condições mínimas de realojamento”, deixando centenas de famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e foram deixados no espaço da empresa Konda Marta.

“Fomos retirados sem qualquer alternativa ou apoio. Estamos agora a viver em condições precárias, sem acesso a água, luz ou alimentação adequada”, relatou um dos moradores, visivelmente indignado, citados pelo Jornal RaioX.

Durante a visita, o PCA da Konda Marta em companhia da directora adjunta Joana Magita, demonstrou preocupação com a situação das famílias desalojadas e reiterou o compromisso da empresa em atuar com responsabilidade social.

Prestes a completarem um mês no espaço, os populares ainda em clima de incerteza, apelam por maior diálogo e apoio governamental para garantir alternativas habitacionais, enquanto se aguarda por medidas oficiais por parte das administrações local e central.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply