Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos expande rede de formação médica com parceria de sucesso

Compartilhe

A Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS) trabalhou nesta sexta-feira, 5, na possibilidade de ampliação de um “consagrado” programa de capacitação em cardiologia com o Centro Cardiológico Monzino (CCM).

De acordo com a organização, as discussões versaram-se na possibilidade de expandir o programa de formação já existente, e o fortalecimento da qualificação de profissionais angolanos, que uma vez formados, poderão obter certificação com reconhecimento internacional. “Também foi possível avaliar a proposta do plano formativo para a área de oncologia, que também se configura como área especializada prioritária”, lê-se.

Desde 2022, o Centro Cardiológico Monzino (CCM), um renomado IRCCS italiano, colabora com o Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP) através de um acordo tripartido com financiamento da Azule Energy, uma cooperação que “permitiu a realização de várias cirurgias cardíacas por equipas mistas e tomografias cardíacas, ampliando a experiência prática dos profissionais locais e elevando o nível de atendimento médico em Angola”.

O Ministério da Saúde frisa que a expansão do programa visa formar médicos, enfermeiros e técnicos angolanos com certificação internacional pelo CCM, reduzindo a necessidade de enviar profissionais para formações no exterior.

A capacitação envolverá cursos teórico-práticos nas seguintes áreas de eletrocardiograma (ECG) básico e avançado, atendimento a pacientes críticos em cardiologia, em regime de urgência e Unidade de Cuidados Inté (UCI) e ecocardiografia (básica, avançada e transesofágica).

Envolve igualmente áreas de eletrofisiologia, insuficiência cardíaca, cuidados com feridas (woundcare) e colocação de PICC. “O programa seguirá um modelo híbrido: 50% presencial, 20% online, sendo 30% aprendizagem prática em serviço (on-the-job).

O comunicado reforça por outro lado que “as capacitações serão realizadas nas províncias de Luanda, Benguela, Huambo e Huíla, em alinhamento com a Coordenação Técnica do projecto. “Todos os cursos oferecidos serão assinados pelo CCM e validados pela entidade britânica CDP, garantindo reconhecimento internacional e padrões elevados de rigor clínico”.

De acordo com o coordenador e gestor técnico da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS), Job Monteiro “esta etapa representa a continuidade de uma parceria que já gera resultados concretos na formação local a nível do Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento. É um impulso decisivo para qualificar profissionais em todas as províncias no âmbito do PFRHS”.

Por sua vez, o chefe de Cirurgia Cardíaca do Centro Cardiológico Monzino (CCM), Gianluca Polvani, ressaltou que se trata de uma “parceria que não começa hoje, ela já está em curso e agora ganha nova escala”.

Segundo o responsável, o compromisso da sua instituição “é capacitar os angolanos em solo nacional com os mais altos padrões profissionais em parceria do Ministério da Saúde por intermédio da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde”.

O projecto Nacional de Formação de Recursos Humanos em Saúde, financeiramente apoiado pelo Banco Mundial, com US$ 200 milhões, prevê especializar 38 mil profissionais até 2028, sendo que 80% da formação poderá acontecer em Angola.

A reunião contou com a presença do coordenador e gestor técnico do Projecto, dos especialistas de monitorização e avaliação, auditoria interna e comunicação. Contou igualmente com a participação do assistente de aquisições e de direcção e demais representantes da Unidade de Implementação do Projecto (PFRHS).

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply