Reverendo Gideão Panzo acusado de usurpar competências do líder da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal

Compartilhe

Gideão Panzo, reverendo da Igreja Assembleia Pentecostal, templo “Ebenezer” está a ser apontado pelos fiéis e pastores da referida denominação religiosa de supostamente usurpar as competências, que à luz dos Estatutos da organização, são atribuídas “exclusivamente” ao reverendo Francisco Domingos Sebastião – representante legal da igreja junto do Estado angolano.

Segundo fontes, que denunciaram os actos alegadamente praticados por Gideão Panzo, o reverendo em causa é tido como uma figura que vem mantendo encontro com determinada instituições do Estado, sem, no entanto qualquer autorização do líder da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal “Ebenezer”.

O caso mais recente ocorreu a 14 de Agosto deste ano, em que, o reverendo Gideão Panzo teria solicitado uma audiência à vice-Presidente da República, Esperança da Costa, supostamente para tratar de assuntos, que a liderança da organização afirma desconhecer, cujo encontro aconteceu sem o conhecimento e o consentimento do responsável máximo congregação cristã.

“Hoje, todos nós, não sabemos o que é que ele foi lá tratar e a pergunta que nós os fiéis e pastores estamos a nos fazer é: quem manda quem na igreja? E sobre o comportamento, repugnante e reprovável a todos os níveis, do senhor reverendo Gideão Francisco, esperamos com urgência uma resposta do reverendo Francisco Sebastião, enquanto líder máximo da igreja de modo a evitarmos que transformem a casa de Deus em casa da mãe Joana, como já começou”, desabafou um dos pastores, ouvido pelo Jornal Hora H.

Segundo a mesma fonte, o reverendo Gideão Panzo, “sempre se mostrou arrogante, desobediente durante o seu mandato como pastor da igreja Ebenezer”, tendo ressaltado que, numa das reuniões com vários pastores, conforme se pode ouvir em áudio posto a circular nas redes sociais, o reverendo Gideão Francisco, “afirmou que não é subordinado do líder máximo da igreja”, e que o “Ministério Ebenézer é uma instituição autónoma e não depende de nenhum representante legal”.

“O reverendo Gideão Panzo desafiou abertamente o representante legal Francisco Sebastião”, acrescentou.

O Club-K contactou o reverendo Gideão Panzo, via telefônica e, em resposta, o responsável religioso escreveu: “agradeço a preocupação, mas nada tenho a dizer sobre a questão, que Deus vos abençoe”, fim de citação.

CK

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply