Cuanza Norte reforça protecção à criança em situação de vulnerabilidade
O Instituto Nacional da Criança (INAC) realizou, nesta terça-feira, 5 de Julho, no Anfiteatro do Governo Provincial do Cuanza Norte (GPCN), um seminário sobre procedimentos para atendimento e gestão de casos de crianças vulneráveis.
O evento foi presidido pelo Governador em exercício, Michel Raimundo Luzolo, e contou com a presença do director geral do INAC, Paulo Kalesi, além de representantes dos sectores da Educação, Saúde, Polícia, ONG, centros de acolhimento e sociedade civil.
Durante o encontro, foram apresentados os manuais técnicos para intervenção em casos de crianças em risco, com destaque para “procedimentos para a gestão de casos de crianças em situação de risco e vulnerabilidade”.
Os participantes abordaram igualmente “procedimentos operacionais para a localização e reunificação familiar, bem como o “código de conduta para os profissionais da área de protecção dos direitos da criança”.
O governador em exercício sublinhou que “a criança constitui prioridade absoluta” e reafirmou o compromisso do Governo Provincial em promover políticas integradas de protecção e desenvolvimento, com base nos 11 Compromissos a Favor da Criança e no PDN 2023-2027.
O seminário destacou ainda a importância de fortalecer a articulação entre o Estado, igrejas e sociedade civil, garantindo respostas mais eficazes, humanas e coordenadas.

