TC admite recurso de apelação do GP da UNITA sobre impugnação da nova composição da CNE

Compartilhe

O Tribunal Constitucional (TC) admitiu nesta segunda-feira, 21, o recurso de apelação ao processo n.º 1332-D/2025 do Grupo Parlamentar da UNITA sobre a nova composição da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

De acordo com a notificação, datada de 18 de Julho de 2025, aquela instância judicial refere que o “recurso de apelação do Grupo Parlamentar da UNITA foi admitido para o Plenário, nos termos do n.º 3 do artigo 5.º, combinado com as disposições do n.º 2 do artigo 8.º, todos da Lei n.º 3/08, de 17 de Junho – Lei de Processo Constitucional”.

Para a UNITA, esta admissão permitirá ao TC reapreciar a acção principal movida pelo Grupo, em função das alegações apresentadas por este, sobre a impugnação da resolução da Assembleia Nacional que aprovou a nova composição da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

Em comunicado, o maior partido na oposição entende que, em caso de deferimento, “o país estará a virar mais uma página para a consolidação do Estado Democrático de Direito, com vista à institucionalização de um órgão da Administração Eleitoral que garanta a realização de eleições livres, justas, transparentes, democráticas, competitivas e credíveis”.

Conforme o comunicado, o Grupo Parlamentar da UNITA “augura, por isso, que os juízes conselheiros do Tribunal Constitucional, em sede do plenário daquele órgão, deliberem nos marcos da Constituição e da Lei em defesa do interesse nacional”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply