Eleições FAF: Depois da campanha exitosa no Leste do país Artur Almeida trabalha na província do Uíge
Cumprida que está a missão nas províncias do Leste de Angola, o Presidente cessante da Federação Angolana de Futebol (FAF), que procura a sua reeleição no pleito eleitoral de 30 de Novembro, escalou na tarde desta terça-feira, 5 de Novembro, a cidade do Uíge, com o mesmo propósito de apresentar as linhas de força da sua candidatura.
Junto da massa votante do Uíge, Artur Almeida e Silva transmite a importância da aposta na continuidade, num encontro que decorreu no “Grande Hotel”, no centro da cidade.
No seu manifesto eleitoral, Artur Almeida e Silva, no tocante às Associações Provinciais de Futebol, garante o aumento das verbas alocadas às APF´s, apoio técnico com equipamentos tecnológicos e ferramentas de gestão e comunicação integrada com os clubes, bem como criação das Direcções Técnicas Provinciais.
O líder da lista-C vai incentivar a criação de Associações Comunais e Municipais, expansão da utilização de softwares da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), que segundo Artur Almeida, passa pelo cadastramento de jogadores, licenciamentos e gestão de competições a nível provincial.
Prevê igualmente a formação de técnicos de competição a nível provincial, reformulação dos modelos competitivos dos campeonatos provinciais, para além da uniformização dos calendários provinciais em todo o país.
Artur Almeida e Silva garante também a criação de um programa de estágios técnico-administrativos e a criação de um Plano Regional de Desenvolvimento Desportivo.
Saindo da província da Lunda-Norte, a delegação que compõe a lista C, manteve uma paragem “obrigatória” na cidade de Malanje para o devido almoço e depois seguiu a viagem por terra para a terra do bago vermelho.
A província do Uíge tem como massa votante 14 clubes e uma associação provincial. Nos últimos anos, beneficiou de uma sede própria da Associação Provincial de Futebol (APF), uma estrutura que foi adquirida pela actual Direcção da FAF com os fundos da Federação Angolana de Futebol, no quadro do programa de apoio às APF.
A infraestrutura foi reabilitada e apetrechada com meios modernos, que tem garantido melhor acomodação e condições de trabalho ao elenco da associação.
Actualmente a província do Uíge tem dois embaixadores a competirem na maior montra do futebol angolano – Girabola, nomeadamente as equipas de Santa Rita FC e Luanda City.