Selecção Nacional de futebol e seu treinador concorrem ao prémio de melhores de África

Compartilhe

O seleccionador nacional de futebol “Palancas Negrasde”, Pedro Gonçalves, a aposta do presidente cessante da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, consta na lista dos 10 melhores treinadores de África da qual será escolhido em Dezembro um pela Confederação Africana de Futebol (CAF), durante a habitual gala de premiação dos técnicos, equipas e jogadores, que melhor se destacaram ao longo do ano futebolístico.

Outra categoria vai eleger a melhor equipa entre as 10 melhores selecções de África, cuja lista integra os Palancas Negras, que figuram no “Top 10” do Continente. Segundo a Confederação Africana de Futebol (CAF), a equipa do Petro de Luanda integra igualmente a lista das 10 melhores equipas.

Reagindo à notícia ventilada na semana passada, o político do MPLA, Esteves Hilário, secretário do Bureau Político para a Informação do partido governante, manifestou a sua “euforia” e espera que a Selecção Nacional consiga a proeza de ser eleita a melhor equipa de futebol de África.

Na sua rede social Facebook, Esteves Hilário escreveu: “no site oficial da CAF a nossa amada Angola está a concorrer para melhor selecção do ano, quem diria…Mano Artur presidente da FAF. Man Pedrito Gonçalves treinador, já vos critiquei muito, mas agora tenho de vos elogiar e agradecer pelo que estão a fazer”.

Segundo o porta-voz do MPLA e adeptos do combinado nacional, “nunca nem nos meus delírios noturnos esperei por isso. Que Deus vos abençoe. Se Angola ganhar a melhor seleção africana deste ano, vocês dois mesmo vou vos pagar um bom Cacusso no Panguila”, escreveu Esteves Hilário.

De acordo com a CAF, na lista de melhores selecções estão, para além de Angola e Moçambique, o Burkina Faso, Costa do Marfim, RD Congo, Marrocos , Nigéria, África do Sul, Sudão e Uganda.

Os 10 melhores clubes, para além do Petro, são TP Mazembe (RD Congo), Al Ahly (Egipto), Zamalek (Egipto), Dreams FC (Gana), RS Berkane (Marrocos), Mamelodi Sundowns (África do Sul), Simba (Tanzania), Young Africans (Tanzania) e Esperance de Tunis (Túnisia). Nenhum jogador dos países de língua portuguesa faz parte da lista dos melhores atletas.

Na lista dos melhores treinadores estão também Brama Traore (Burkina Faso), Emerse Fae (Costa do Marfim), Sebastien Desabre (RD Congo), José Gomes (Zamalek), Marcel Koller (Al Ahly), Hugo Broos (África do Sul), Florent Ibenge (Al Hilal) e Kwesi Appiah (Sudan).

Os vencedores serão anunciados numa cerimónia a realizar-se a 16 de dezembro em Marrakesh, Marrocos.

 

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply