Akwá e Manucho Gonçalves constam entre as grandes novidades da lista de Artur Almeida e Silva à liderança da FAF

Compartilhe

O antigo goleador mor e capitão dos Palancas Negras, Alcebíades Maieco Akwá é uma das novidades da lista do presidente cessante da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, que concorre à sua própria sucessão.

Na lista, cuja candidatura deu entrada na tarde desta segunda-feira, 23 de Setembro, à Comissão Eleitoral, presidida pelo juiz de direito Kerson Cristóvão, destaca-se igualmente o nome sonante de Manucho Gonçalves, que à semelhança de Akwá, foi capitão da Selecção Nacional de Honras.

Segundo apurou o Club-K, entre os membros de direcção que compõem a lista de Artur Almeida e Silva consta ainda António Gomes (Tony Estraga), que foi candidato derrotado no pleito eleitoral passado.

Alguns amantes do desporto rei em Angola ressaltam que, a integração de duas figuras emblemáticas do futebol nacional, evidencia o reconhecimento pelo trabalho árduo que a actual Direcção da Federação Angolana de Futebol tem levado a cabo sob liderança de Artur Almeida e Silva.

Para os dirigentes desportivos, a liderança de Almeida e Silva permitiu, com o trabalho aturado, ter uma Seleccão Nacional mais coesa, cujos resultados são satisfatórios aos olhos de todos, daí a razão de Akwá e Manucho Gonçalves apostarem na continuidade do projecto.

A corrida à liderança da FAF está prevista para o dia 30 de Novembro deste ano, com Artur Almeida e Silva a concorrer para a sua recondução ao cadeirão máximo do órgão reitor do Futebol em Angola.

Segundo o calendário eleitoral, após a entrega das candidaturas, a Comissão Eleitoral, presidida pelo juiz de direito Kerson Cristóvão, terá o período de 24 de Setembro a 8 de Outubro para analisar a conformidade das listas apresentadas.

No documento, está ainda previsto a publicação dos resultados da conformidade no dia 9 de Outubro, abrindo, em seguida, espaço para a apresentação de reclamações e correcção de eventuais irregularidades, entre os dias 10 e 14 de Outubro.

A apreciação dessas reclamações será feita de 15 a 17 de Outubro, e a campanha eleitoral, a definir os novos rumos do futebol angolano, vai decorrer entre 18 de Outubro e 27 de Novembro.

O acto eleitoral, que encerrará o processo, acontecerá a 30 de Novembro, com a publicação dos resultados logo após o pleito.

Além do presidente cessante, Artur Almeida e Silva, que concorre para a sua reeleição, formalizaram candidaturas na sede da Federação Angolana de Futebol (FAF), no Projecto Nova Vida, Norberto de Castro e Alves Simões.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply